Hot!

“Não estamos sozinhos”: NASA descobre 10 novos planetas rochosos semelhantes à Terra

NASA

Dez novos planetas similares à Terra foram descobertos pela NASA.

Os planetas foram encontrados por um telescópio e provavelmente têm a temperatura e o tamanho adequados para abrigar vida, disseram os cientistas da NASA.

A NASA anunciou que eles estão entre os 219 novos planetas identificados pelo telescópio Kepler.

O cientista Mario Perez disse que a descoberta significa que “nós provavelmente não estamos sozinhos”, pois quatro anos de pesquisas mostram o quanto os planetas semelhantes à Terra são comuns.

Segundo a NASA, vários dos dez novos planetas potencialmente habitáveis, orbitam estrelas de tamanho semelhante ao do nosso sol.

Sete dos planetas rodeiam estrelas que são como a nossa, e não estrelas anãs, frias, que requerem que o planeta fique muito próximo das mesmas para atingir a temperatura certa.

Isso não significa que os planetas tenham vida, mas alguns dos fatores mais básicos de que a vida precisa para existir, estão lá.

“Estamos sozinhos? Talvez o Kepler tenha nos dito hoje, indiretamente, embora seja preciso uma confirmação, que provavelmente não estamos sozinhos”, disse o cientista Mario Perez, numa coletiva de imprensa.

Os 10 planetas estão entre os 219 novos candidatos a planetas que a NASA anunciou como parte da última leva de descobertas da missão principal, desde que o telescópio foi lançado em 2009.

Ele foi projetado para analisar parte da galáxia e ver quão frequentes os planetas são, e quão comum é encontrar planetas do tamanho da Terra potencialmente habitáveis.

A missão principal do Kepler terminou em 2013, após uma falha em duas das quatro rodas que controlam a sua orientação no espaço.

O fato de orbitarem estrelas semelhantes ao sol, torna os planetas “ainda mais interessantes e importantes,” disse Alan Boss, astrônomo da Carnegie Institution, que não faz parte da equipe do Kepler.

Um destes planetas nomeado como: KOI7711. É o mais parecido com a Terra que os cientistas já encontraram, em termos de tamanho e da energia recebida de sua estrela, que dita a temperatura.

Antes do lançamento do Kepler, os astrônomos esperavam que a frequência de planetas similares à Terra fosse de cerca de 1% das estrelas.

As conversas entre os cientistas em uma conferência do Kepler, na Califórnia, no último final de semana, indicam que este número está mais próximo de 60%.

O Kepler não é a única forma que os astrônomos usaram para encontrar exoplanetas, incluindo alguns potencialmente habitáveis.

Considerando todos os métodos já utilizados, os cientistas confirmaram a existência de mais de 3.600 exoplanetas, e encontraram cerca de 62 potencialmente habitáveis.

“Este número poderia ter sido muito, muito pequeno”, disse a astrônoma da Caltech, Courtney Dressing. “Eu, particularmente, estou muito feliz”.

Fábio Assunção diz que não fez uso de drogas ilícitas