Hot!

Pesquisadores conseguem remover vírus HIV de células, por meio de edição genética

Cientistas da Universidade de Universidade de Temple e da Universidade de Pittsburgh conseguiram eliminar por completo o vírus HIV em animais vivos usando uma técnica de edição de genes.

A técnica utilizada para fazer a edição do gene se chama CRISPR/Cas9. Ela utiliza enzimas que “cortam” uma área específica de uma célula, no caso regiões contaminadas pelo vírus, e as destrói.

Para a realização do estudo, os cientistas infectaram três grupos de camundongos com HIV. Um dos grupos foi infectado com HIV-1, o segundo foi infectado com um EcoHIV (equivalente ao vírus HIV-1 em ratos). E o terceiro foi contaminado com um modelo humanizado enxertado com células T humanas (glóbulos brancos), local onde o vírus HIV tende a se esconder.

A edição de gene possibilitou que os pesquisadores conseguissem reduzissem em até 95% o HIV-1 das células T (glóbulos brancos). No momento em que essas células foram infectadas novamente, estavam protegidas contra a infecção.

Essa descoberta é de grande valia para a ciência, pois é a primeira vez que os cientistas conseguem evitar que haja uma nova infecção causada pelo vírus HIV. Os cientistas acreditam que o método seja útil para melhorar o tratamento e os medicamentos contra o vírus HIV.

Os próximo passo é repetir o estudo em primatas e o objetivo final é realizar um ensaio clínico em pacientes humanos.

Ministério Da Saúde Adota Uso Preventivo De Pílula Anti-HIV Para Pessoas Em Risco